Os Atlas Anatômicos como Pedagogia Cultural e o Pós-Vida das Imagens

Autores

Palavras-chave:

Atlas Anatômico, Imagens Médicas, Pedagogias Culturais, Estudos Culturais em Educação

Resumo

Os atlas anatômicos, ao forjarem formas físicas únicas do corpo humano, partindo de uma coerência objetiva entre os órgãos e suas funções, cumprem a tarefa de manter, via imagens anatômicas, certa ideia de corpo e de sujeito. Ao pensarmos a corporeidade como composição de forças biológicas e culturais, as formas por meio das quais ela é apresentada não coincidem com o corpo biológico nem com sua ordem estruturante, mas, antes, constituem-se como um mapa em aberto, conectando linhas que se movem na imanência dos processos vitais. Objetivamos apresentar, neste texto, tais atlas como pedagogia cultural, dado que, no contexto atual, todos os artefatos tornam-se pedagógicos, ao mesmo tempo em que são culturais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo (USP)

Valéria Cazzeta é pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde 2007, é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

 

 

Régia Cristina Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Régia Cristina Oliveira é professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), doutora em Sociologia pela USP e pós-doutora em Ciências Sociais e Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Jonathan Mendes Tavares, Universidade de São Paulo (USP)

Jonathan Mendes Tavares é mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP). É oficineiro no Centro de Atenção Psicossocial e artista orientador no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Cazetta, V., Oliveira, R. C., & Tavares, J. M. (2019). Os Atlas Anatômicos como Pedagogia Cultural e o Pós-Vida das Imagens. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/89165

Edição

Seção

Artigos