Vozes de Crianças Pretas em Pesquisas e na Literatura: esperançar é o verbo

Autores

  • Débora Cristina de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES http://orcid.org/0000-0001-8442-3366
  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Crianças Pretas, Literatura Infantil, Educação das Relações Étnico-Raciais.

Resumo

Neste ensaio propomos evidenciar experiências de crianças pretas em pesquisas acadêmicas e na literatura infantil. Tomando suas vozes como referenciais para a efetiva educação das relações étnico-raciais, discutimos sobre discursos produzidos no ambiente escolar, sendo muitos deles reificadores de estereótipos. Em contraponto, na literatura infantil selecionada, suas vozes acionam novos sentidos acerca de suas trajetórias. Assim, aspectos da formação docente são apontados, com destaque especial à necessidade de uma educação literária que contemple a diversidade étnico-racial. É uma aposta no entrelaçamento de vozes para que possamos esperançar histórias mais cheias de vida às todas as crianças, como projeto de uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Débora Cristina de Araujo é doutora em Educação (UFPR) e licenciada em Letras (Unespar - Campus de Paranavaí). Professora da disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES).

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Lucimar Rosa Dias é doutora em Educação (USP), licenciada em Pedagogia (UFMS) - Coordenadora do Neab/UFPR e do grupo ErêYá - Educação para as Relações Étnico-Raciais e professora do programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Araújo, D. C. de, & Dias, L. R. (2019). Vozes de Crianças Pretas em Pesquisas e na Literatura: esperançar é o verbo. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88368

Edição

Seção

Infâncias e Educação das Relações Étnico-Raciais