Semiformação Literária: a instrumentalização da literatura na nova BNCC

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Formação, Literatura

Resumo

O presente texto propõe-se a debater o processo de instrumentalização da literatura decorrente do fechamento da área das Linguagens no âmbito das competências e habilidades que estruturam a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o argumento divide-se em duas etapas fundamentais: primeiro, investiga a nomenclatura utilitária que controla a literatura no documento proposto; a seguir, debate o que de fato significa formação humana ou integral tendo em vista as operações intransitivas da literatura. O que se deseja demonstrar, em poucas palavras, é que, mesmo em nome de uma educação supostamente crítica, a BNCC precariza a potência de fato formativa do literário e daquilo que não tem uma aplicabilidade imediata.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

André Cechinel é doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Cechinel, A. (2019). Semiformação Literária: a instrumentalização da literatura na nova BNCC. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/86216

Edição

Seção

Artigos