O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)Existência

Autores

  • Aldo Victorio Filho Professor Associado do IArtes, do PPGArtes e do Proped da UERJ, professor visitante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.Rio de Janeiro - Brasil http://orcid.org/0000-0002-7132-8615
  • Heloisa Lyra Bulcão Doutora em Artes Cênicas/UNIRIO, pós-doutoranda PropEd/UERJ, professora visitante ad honorem da Universidad Nacional de Colombia. Rio de Janeiro - Brasil http://orcid.org/0000-0002-0654-4581
  • Leonardo Moraes Batista Doutorando em Etnomusicologia PPGM/UFRJ. Analista de Arte Educação/Sesc Nacional. Presidente da Seção Nacional do FLADEM/ Brasil. Rio de Janeiro - Brasil http://orcid.org/0000-0002-4290-8100

Palavras-chave:

Arte na/da Educação, Arte como Resistência, Ocupação Poética

Resumo

Ao pensar as relações entre arte e educação a partir da linguagem, abordamos o espaço ocupado pela arte no universo da educação dentro e fora da escola, focando nas práticas cotidianas, no espaço ordinário outorgado ou não como espaço de arte. As interferências produzidas nos cotidianos e nos espaços disciplinares contemplados às artes, entendidas como produção estética e poética e imbuídas dos sentidos de desejo e de presença, são abordadas como práticas nas quais ocorre, por meio da criação e da fruição estéticas, a tessitura de conhecimentos outros, em direção à ecologia de saberes, compreendidas como potente meio para a formação humana democratizante, (re)existência à colonialidade do saber/fazer/ser.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Victorio Filho, Professor Associado do IArtes, do PPGArtes e do Proped da UERJ, professor visitante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.Rio de Janeiro - Brasil

Aldo Victorio Filho é professor Associado do na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor visitante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.

Heloisa Lyra Bulcão, Doutora em Artes Cênicas/UNIRIO, pós-doutoranda PropEd/UERJ, professora visitante ad honorem da Universidad Nacional de Colombia. Rio de Janeiro - Brasil

Heloisa Lyra Bulcão é pesquisadora de pós-doutorado e professora visitante da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora visitante ad honorem da Universidad Nacional de Colombia.

Leonardo Moraes Batista, Doutorando em Etnomusicologia PPGM/UFRJ. Analista de Arte Educação/Sesc Nacional. Presidente da Seção Nacional do FLADEM/ Brasil. Rio de Janeiro - Brasil

Leonardo Moraes Batista é doutorando em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analista de Arte Educação/Sesc Nacional e presidente da Seção Nacional do Foro Latino Americano de Educação Musical (FLADEM/Brasil).

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Filho, A. V., Bulcão, H. L., & Batista, L. M. (2019). O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)Existência. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84913

Edição

Seção

Resistências e (Re)Existências em Espaços Sociais de Formação em Tempos de Neo-conservadorismo