Avaliação e Gestão da Educação Infantil em Municípios Brasileiros

Autores

  • Sandra Zákia Sousa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Cláudia Oliveira Pimenta Rede Estadual de Educação de São Paulo (REESP), São Paulo/SP - Brasil

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Infantil, Gestão Educacional, Avaliações Municipais

Resumo

Estudos que elucidam como os temas avaliação e gestão da educação infantil vêm sendo tratados na literatura nacional evidenciam serem ainda escassas as pesquisas que analisem propostas direcionadas à avaliação deste segmento da educação básica e, tampouco, à interface entre esse tema e a gestão da etapa. O presente artigo tem o propósito de contribuir para enfrentar essa lacuna, ao divulgar resultados de investigações que mapearam avaliações voltadas à educação infantil, vigentes em redes municipais de educação do país. Com base nessas contribuições, exploram-se potencialidades e limites das iniciativas vigentes, que trazem pistas para apoiar a construção de avaliações potencialmente capazes de servir a um projeto educacional que dê materialidade ao direito à educação de qualidade às crianças pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil

Sandra Zákia Sousa possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora colaboradora da USP. 

Cláudia Oliveira Pimenta, Rede Estadual de Educação de São Paulo (REESP), São Paulo/SP - Brasil

Cláudia Oliveira Pimenta possui bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciatura plena em História pela Faculdades Associadas Ipiranga, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora de História na rede estadual de São Paulo, pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE).

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Sousa, S. Z., & Pimenta, C. O. (2018). Avaliação e Gestão da Educação Infantil em Municípios Brasileiros. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84865

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação