Política de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva
Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Política Educacional, PsicanáliseResumo
Este artigo analisa os significados do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e sua relevância para a definição dos rumos da escolarização dos estudantes com deficiência no Brasil, nos últimos dez anos. Destaca a centralidade conferida pela Política ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), como complementar e/ou suplementar ao ensino comum, no processo de inclusão escolar. Diante disso, propõe-se uma interlocução com o discurso psicanalítico, de modo a problematizar o lugar atribuído ao AEE nesse contexto, bem como a persistência de movimentos segregadores, que insistem em se inscrever mesmo que a orientação política proponha uma Educação Inclusiva.Downloads
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Publicado
2019-03-13
Como Citar
Neves, L. R., Rahme, M. M. F., & Ferreira, C. M. da R. J. (2019). Política de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84853
Edição
Seção
Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática