Política de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Política Educacional, Psicanálise

Resumo

Este artigo analisa os significados do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e sua relevância para a definição dos rumos da escolarização dos estudantes com deficiência no Brasil, nos últimos dez anos. Destaca a centralidade conferida pela Política ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), como complementar e/ou suplementar ao ensino comum, no processo de inclusão escolar. Diante disso, propõe-se uma interlocução com o discurso psicanalítico, de modo a problematizar o lugar atribuído ao AEE nesse contexto, bem como a persistência de movimentos segregadores, que insistem em se inscrever mesmo que a orientação política proponha uma Educação Inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Libéria Rodrigues Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Libéria Rodrigues Neves é doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua como professora da graduação e pós-graduação (PROMESTRE). É integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP); do Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em Psicanálise e Educação (NIPSE); e do Grupo de Trabalho de Psicanálise e Educação da Anpepp.

Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Mônica Maria Farid Rahme é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP); do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (Lepsi-Minas); e do Grupo de Trabalho de Psicanálise e Educação da Anpepp.

Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG

Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira é doutora pela Universidade de São Paulo (USP), professora associada da UFOP e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ICHS-UFOP). Integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP), do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (Lepsi-Minas) e do Grupo Caleidoscópio (UFOP).

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Neves, L. R., Rahme, M. M. F., & Ferreira, C. M. da R. J. (2019). Política de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84853

Edição

Seção

Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)