Dez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolítica
Palavras-chave:
Biopolítica, Inclusão, Deficiência, PNEEPEI, Paradigma EstéticoResumo
Em meio às incertezas do quadro político atual e de uma crise institucional sem precedentes no Brasil, este ensaio analisa teoricamente os problemas decorrentes da elaboração, implantação e dos refluxos da PNEEPEI pela perspectiva da biopolítica. Para isso, apoiados nas análises de Foucault e Agamben, compreenderemos o modo como a governamentalidade estatal brasileira se ocupa da inclusão das pessoas com deficiência na escola, elucidando suas faces tanto biopolítica quanto tanatopolítica. À luz da crítica ao paradigma científico que congrega essas faces, no qual a PNEEPEI se apoia, propomos um paradigma estético de inclusão, com vistas a melhor atender as demandas do ethos dessas pessoas na escola.Downloads
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Publicado
2019-03-13
Como Citar
Pagni, P. A. (2019). Dez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolítica. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84849
Edição
Seção
Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática