Seleção ou Exclusão: difícil acesso a instituições públicas de ensino

Autores

  • Jennifer Perroni UFF
  • André Brandão UFF

Palavras-chave:

Educação. Exclusão. Desigualdade educacional.

Resumo

A desigualdade educacional atinge níveis alarmantes no Brasil. No ensino superior, é notório que instituições públicas apresentam difícil acesso para a parcela economicamente mais vulnerável da população. O presente trabalho pretende demonstrar, por meio de uma pesquisa empírica, que essa desigualdade também ocorre no acesso a instituições públicas de ensino fundamental e médio que se destacam pela excelência ou tradição. Nossa investigação se volta para o concurso realizado pelo Colégio Pedro II no início do ano de 2007 no qual, ao final do processo, candidatos egressos da rede particular de ensino ocuparam nada menos do que 87,14% das vagas disponibilizadas. Nosso intuito foi demonstrar que o caráter gratuito de uma instituição não necessariamente se traduz na garantia de um acesso verdadeiramente público e igualitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Perroni, UFF

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Mestranda em Política Social pela mesma instituição.

André Brandão, UFF

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ (2002). Professor adjunto da UFF, atuando na graduação e no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social (do qual é o atual vice-coordenador) e no DataUFF (Núcleo de Pesquisas Sociais Aplicadas - do qual é o Diretor-Adjunto).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Perroni, J., & Brandão, A. (2008). Seleção ou Exclusão: difícil acesso a instituições públicas de ensino. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8458

Edição

Seção

Artigos