O Problema da Formação nos Escritos de Juventude de Hannah Arendt: uma investigação sobre a Bildung

Autores

Palavras-chave:

Hannah Arendt, Filosofia da Educação, Bildung.

Resumo

Com exceção do texto Crise na Educação, publicado na década de cinquenta, Hannah Arendt escreveu diretamente sobre esta temática em seus escritos de juventude, na década de trinta. No entanto, seu problema de pesquisa ainda não estava bem delineado e o destaque para ambos os textos está relacionado com o conceito de formação (Bildung) e não diretamente a respeito da educação e de suas instituições. Nosso objetivo neste artigo é investigar como o tema foi tratado por Hannah Arendt antes da sua imigração para os Estados Unidos e quais são os elementos que permanecerão em suas obras posteriores. Para tanto, nos ocuparemos com a investigação de dois textos: i) sua resenha a respeito da obra do pedagogo alemão Hans Weil, Die Entstehung des deutschen Bildungsprinzip (O surgimento do princípio alemão da Bildung), publicado em 1930 e ii) O Iluminismo e a questão judaica, de 1932.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Eccel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Daiane Eccel é mestre e doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora nesta mesma instituição desde 2015. Realizou Pós-Doutorado na Karl-Ruprecht Universität, em Heidelberg, na Alemanha (2018). Dedica-se a temas vinculados à Filosofia da Educação e Filosofia Política, com ênfase no pensamento de Hannah Arendt.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Eccel, D. (2019). O Problema da Formação nos Escritos de Juventude de Hannah Arendt: uma investigação sobre a Bildung. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84355

Edição

Seção

Artigos