Trajetórias de Melhoria Educacional no Chile: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Melhoria Educacional, Trajetórias de Melhoria, Avaliação Educacional, Estudo de Caso, Gestão da Educação

Resumo

O avanço na pesquisa sobre melhoria educacional tem gerado consenso acerca da necessidade de prestar mais atenção ao contexto no qual se desenvolve, bem como aos múltiplos níveis e participantes envolvidos. Nesta estrutura analítica, foi conduzido um estudo para identificar como as trajetórias de melhoria vivenciadas por escolas podem ajudar a compreender seus pontos fortes e fragilidades. Foram realizados oito estudos de caso em diferentes tipos de escolas chilenas, levando em conta suas características socioeconômicas e de desempenho acadêmico. Inicialmente este estudo avaliou a presença de atributos de melhoria educacional nas escolas. A seguir, foram conduzidas análises em profundidade das quatro escolas que alcançaram os escores mais elevados na avaliação. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um modelo explicativo para descrever as trajetórias de melhoria educacional das escolas analisadas. Este modelo envolve três estágios (trazer ordenamento, alcançar organização, e melhorar o ensino-aprendizagem), sendo que cada um inclui um processo principal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe de la Vega Rodríguez, Pontificia Universidad Católica de Chile

Luis Felipe de la Vega Rodriguez é doutor em Ciências Educacionais pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. É pesquisador e consultor educacional para instituições públicas e privadas.

Publicado

2019-12-12

Como Citar

de la Vega Rodríguez, L. F. (2019). Trajetórias de Melhoria Educacional no Chile: um estudo de caso. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/83185

Edição

Seção

Artigos