Práticas Culturais e Jogos de Linguagem entre os Povos Xakriabá

Autores

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Jogos de Linguagem, Educação Não Formal.

Resumo

O artigo analisa práticas culturais e jogos de linguagem entre os povos indígenas Xakriabá, Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio de observação participante e entrevistas e focou a Folia de Reis, o Samba Chula e a Loa, caracterizando-as como formas multimodais de linguagem que, distanciando-se das práticas de oralidade cotidianas, compõem um mosaico simbólico construído por intermédio de reflexão sobre a própria linguagem e pelo uso de estratégias de construção dos sentidos como o ritmo, a melodia e o uso de rimas que permitem um processo de ressignificação de sua identidade como povo Xakriabá, além de serem referência para os professores na elaboração de práticas pedagógicas na escola indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Souza Gerken, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), São João Del Rei/MG

Carlos Henrique de Souza Gerken é doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atua nos programas de pós-graduação em psicologia como colaborador e no programa de pós-graduação processos socioeducativos e práticas escolares da UFSJ. 

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Ana Maria de Oliveira Galvão é doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação.

Felipe Silva Dias, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), São João Del Rei/MG

Felipe Silva Dias é mestre em psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atua na área de Gestão de pessoas, prestando assessoria técnica a empresas, profissionais e organizações públicas.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Gerken, C. H. de S., Galvão, A. M. de O., & Dias, F. S. (2019). Práticas Culturais e Jogos de Linguagem entre os Povos Xakriabá. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/82603

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)