O Programa de Bolsas da Fundação Ford: 12 anos de atuação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Fundação Ford, Ação Afirmativa, Bolsistas, Caracterização Acadêmica, Currículo Lattes

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a primeira iniciativa de ação afirmativa para a pós-graduação desenvolvida no Brasil, o Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford (IFP) com a caracterização de seus beneficiários. O Programa ofertou bolsas de pós-graduação para candidatos de cor/raça preta, parda e indígena, moradores, preferencialmente, das regiões norte, nordeste e centro-oeste. Com base em dados dos cadastros do Programa e da Plataforma Lattes, foi possível tanto a identificação dos 343 bolsistas quanto sua caracterização cientométrica. A contribuição deste trabalho recai na sumarização de informações sobre o real impacto do programa no contexto nacional e sua importância nas trajetórias acadêmicas dos beneficiários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amelia Artes, Fundação Carlos Chagas - Departamento de Pesquisas Educacionais

Amelia Artes é doutora em Educação, mestre em Sociologia da Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como professora de pós-graduação, ensino superior e ensino médio. Atualmente é pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais. 

Jesús Pascual Mena-Chalco, Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC

Jesús Pascual Mena-Chalco é graduado em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín, mestre, doutor e pós-doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. É professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Ciência da Informação da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Artes, A., & Mena-Chalco, J. P. (2019). O Programa de Bolsas da Fundação Ford: 12 anos de atuação no Brasil. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81653

Edição

Seção

Artigos