Flexibilização e Intensificação do Trabalho Docente no Brasil e em Portugal

Autores

Palavras-chave:

Flexibilização, Intensificação, Trabalho Docente, Brasil, Portugal.

Resumo

O principal objetivo deste texto é apresentar aos leitores uma análise sobre os impactos da flexibilização e da intensificação do trabalho na carreira dos professores do Brasil e de Portugal, ocorridos nos últimos 27 anos. Ainda, destacamos as principais legislações dos países que levaram à ampliação da flexibilização e intensificação do trabalho docente. Para o estudo, realizamos as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Embora o Brasil, Estado de São Paulo, e Portugal possuam realidades socioeconômicas, políticas e institucionais distintas, pudemos verificar que há uma convergência entre os países em relação ao fenômeno da precarização do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Regina Piovezan, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo/SP

Patrícia Regina Piovezan é doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Realizou estágio de doutorado sanduíche pela CAPES na Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo/SP

Neusa Maria Dal Ri é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista (UNESP), editora da Revista Org&Demo e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Piovezan, P. R., & Dal Ri, N. M. (2019). Flexibilização e Intensificação do Trabalho Docente no Brasil e em Portugal. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81355

Edição

Seção

Artigos