Avaliação de Redes de Ensino e Gestão Educacional: aportes teóricos

Autores

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Gestão Educacional, Estudo Bibliográfico

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir como diversos estudos acadêmicos têm analisado e reportado relações existentes entre avaliação externa e em larga escala e gestão educacional, quer no nível das redes de ensino, quer no interior das escolas. Para isso, analisa-se inicialmente a expansão de iniciativas de avaliação no contexto brasileiro em todos os níveis federados. Em um segundo momento explica-se a pesquisa da qual resultou o presente texto, explicitando-se os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos e descrevendo-se características gerais dessa produção. Finalmente, segue-se a análise de aportes dessa produção, ressaltando as temáticas discutidas e as relações entre avaliação e gestão reportadas nos trabalhos de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo/SP Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Adriana Bauer é pedagoga, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e docente do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Diretora acadêmica da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) no período de 2017 a 2019.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Bauer, A. (2019). Avaliação de Redes de Ensino e Gestão Educacional: aportes teóricos. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/77006

Edição

Seção

Artigos