Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017

Autores

  • Maria Adélia Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Eduardo Henrique Lacerda Coutinho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG - Brazil

Palavras-chave:

Educação Profissional, Notório Saber, Itinerários Formativos

Resumo

Este texto tem por finalidade problematizar a lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017b), no sentido de compreendê-la como um retrocesso às políticas da educação profissional. Trata-se de uma análise documental, e possibilitou entender que, historicamente, as políticas para a educação profissional vêm subjugando essa formação aos desmandos do mercado de trabalho, submetendo-se aos modos de produção capitalista. Destarte, a atual lei não contribuiu para valorização do ensino técnico, tampouco favoreceu políticas de formação docente para essa modalidade de ensino. Ao contrário, induziu o notório saber que é uma maneira de garantir profissionais, não professores, regentes de salas de aula para educação profissional técnica de nível médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Maria Adélia Costa é doutora em Educação pela UFU/MG, professora na Pós-Graduação Mestrado em Educação Tecnológica e chefe do Departamento de Educação do CEFET-MG

Eduardo Henrique Lacerda Coutinho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG - Brazil

Eduardo Henrique Lacerda Coutinho é doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP e professor no Departamento de Educação do CEFET-MG.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Costa, M. A., & Coutinho, E. H. L. (2018). Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76506

Edição

Seção

Artigos