Criatividade na Escola: emancipação ou instrumentalização?

Autores

  • Gilson Soares Raslan Filho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis
  • Janaina Visibeli Barros Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis/MG - Brasil

Palavras-chave:

Criatividade, Escola, Trabalho Imaterial, Emancipação, Liberdade

Resumo

A criatividade – o trabalho imaterial - é um valor central na cultura contemporânea e suas teorias tendem a compreendê-la como substituta do trabalho o que chamam de trabalho imaterial. Também a escola, como local de formação, deve responder a essa realidade. Ambas as proposições, todavia, ignoram o fato de que nem o trabalho se ausenta das chamadas atividades criativas, nem a criatividade é estranha ao trabalho. Assim, as propostas correntes de criatividade na escola padecem do mesmo mal daquelas que sustentam a ideia de trabalho imaterial: ignoram o fato de que a criatividade é um componente da dinâmica social, de que o trabalho ainda é fundamento das práticas sociais mais diversas, inclusive, por óbvio, nas chamadas atividades criativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Soares Raslan Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis

Gilson Soares Raslan Filho é doutor em Comunicação e Cultura (USP); Mestre em Estudos Literários (UFMG); Professor e pesquisador na UEMG, Unidade Divinópolis e no Grupo de Estudos e Pesquisas das Poéticas do Cotidiano (EPCO/UEMG).

Janaina Visibeli Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis/MG - Brasil

Janaina Visibeli Barros é doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação (USP); Professora e pesquisadora na UEMG, Unidade Divinópolis; pesquisadora no Grupo de Estudos das Poéticas do Cotidiano (EPCO/UEMG) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT - ECA/USP).

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Raslan Filho, G. S., & Barros, J. V. (2018). Criatividade na Escola: emancipação ou instrumentalização?. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/75477

Edição

Seção

Artigos