Pensamento Crítico e Desafios na Educação para a Cidadania Democrática: um estudo etnográfico em escolas de ensino fundamental na Grécia
Palavras-chave:
Pensamento Crítico, Cidadania Democrática, Prática Pedagógica, Pedagogia Crítica, Ensino FundamentalResumo
Este artigo relata um estudo etnográfico de caso múltiplo na Grécia. Examina as práticas docentes relacionadas à educação de cidadãos com pensamento crítico dez anos após a implementação de uma reforma integrada do currículo. Por meio de observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas, esta pesquisa examinou o papel do pensamento crítico nas salas de aula. Os achados sugerem que os professores evitam as práticas que promovem habilidades em pensamento crítico e o empoderamento dos estudantes. Ao contrário, tendem a implementar práticas tradicionais, sendo seu trabalho determinado, em grande parte, pelos padrões de aproveitamento definidos pelo vestibular e pelas aspirações dos pais. O artigo conclui que as expectativas prevalentes no ensino fundamental grego interferem no desenvolvimento de relações pedagógicas que promoveriam o pensamento crítico, obstruindo o alcance dos objetivos da reforma integrada do currículo e comprometendo o projeto para a cidadania democrática.Downloads
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Publicado
2018-06-19
Como Citar
Noula, I. (2018). Pensamento Crítico e Desafios na Educação para a Cidadania Democrática: um estudo etnográfico em escolas de ensino fundamental na Grécia. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74799
Edição
Seção
Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação