Espaços de Discussão na Rua na Costa do Marfim Pós-Conflito: aprendizagem não formal, diálogo e cotidiano

Autores

  • Marika Tsolakis University College London (UCL), Londres - Reino Unido

Palavras-chave:

Diálogo, Educação não formal, Etnografia, Construção da paz, Martin Buber

Resumo

Este artigo enfoca o cotidiano da educação fora da escola formal, considerando dois tipos de espaços não formais de discussão na Costa do Marfim. Sustento que tanto a aprendizagem tradicional como a moderna foram reinventadas na rua em resposta à crise política na Costa do Marfim por meio da proliferação de espaços denominados grins e agoras. Em encontros diários, adolescentes e adultos reuniam informações importantes referentes à crise, além de aprenderem como ser em uma sociedade em conflito, muitas vezes por meio de encontros dialógicos entre participantes de diferentes gerações, profissões e experiências. No contexto pós-conflito, estes espaços e o diálogo no seu interior evoluíram para atender as necessidades em transformação dos participantes, destacando ainda mais a conexão entre aprendizagem no cotidiano e as estruturas e os sistemas circundantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marika Tsolakis, University College London (UCL), Londres - Reino Unido

Marika Tsolakis é pesquisadora em pós-doutorado na University College London, financiada pelo Global Challenges Research Fund do Economic and Social Research Council do Reino Unido. Trabalha principalmente na África Ocidental com questões referentes à aprendizagem não formal, diálogo e construção da paz. 

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Tsolakis, M. (2018). Espaços de Discussão na Rua na Costa do Marfim Pós-Conflito: aprendizagem não formal, diálogo e cotidiano. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74797

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação