Refletindo sobre o Papel do Professor: Buber, Freire e Gur-Ze’ev

Autores

  • Alexandre Guilherme Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS - Brasil
  • John Morgan Cardiff University, Cardiff - Reino Unido The University of Nottingham, Nottingham - Reino Unido

Palavras-chave:

Buber, Freire, Gur-Ze’ev, Professor

Resumo

Três conceitos distintos relacionados ao papel do professor são considerados neste artigo. Buber compreende o docente como professor-construtor de uma comunidade dialógica que desempenha um papel fundamental na formação do caráter dos indivíduos. Freire desenvolve essa noção, acrescentando um matiz político, e defende um professor-político que desempenha um papel central na formação de indivíduos críticos e na libertação dos oprimidos. Gur-Ze’ev é crítico de Freire e defende o professor-improvisador, que exercita e incentiva a criticidade sempre, mas sem referência a utopias. O artigo compara e avalia criticamente estes conceitos relacionados ao papel do professor e indica as implicações de adotá-los não apenas para a educação, mas também para a sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS - Brasil

Alexandre Guilherme é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Possui muitas publicações sobre o tema da educação dialógica como ferramenta para reconciliação entre comunidades em conflito. Também publicou nos campos da filosofia e da teologia em conexão com Spinoza, Fichte e Schelling, além de ter traduzido diversas obras de Leonardo Boff, filósofo e teólogo brasileiro e um dos fundadores da Teologia da Libertação.

John Morgan, Cardiff University, Cardiff - Reino Unido The University of Nottingham, Nottingham - Reino Unido

W. John Morgan é professor emérito da Universidade de Nottingham, onde foi anteriormente responsável da Cátedra de Economia Política da Educação. Ele também é membro sênior do Instituto de Políticas da China; e professor honorário da Escola de Ciências Sociais e do Leverhulme Emeritus Fellow, Instituto de Pesquisa Social e Econômica, Dados e Métodos do País de Gales (WISERD), Universidade de Cardiff, País de Gales, Reino Unido. Seus interesses de pesquisa atuais estão em: economia política comparada da educação: especialmente Rússia e China; sociedade civil e a antropologia do conhecimento.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Guilherme, A., & Morgan, J. (2018). Refletindo sobre o Papel do Professor: Buber, Freire e Gur-Ze’ev. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74790

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação