Refletindo sobre o Papel do Professor: Buber, Freire e Gur-Ze’ev
Palavras-chave:
Buber, Freire, Gur-Ze’ev, ProfessorResumo
Três conceitos distintos relacionados ao papel do professor são considerados neste artigo. Buber compreende o docente como professor-construtor de uma comunidade dialógica que desempenha um papel fundamental na formação do caráter dos indivíduos. Freire desenvolve essa noção, acrescentando um matiz político, e defende um professor-político que desempenha um papel central na formação de indivíduos críticos e na libertação dos oprimidos. Gur-Ze’ev é crítico de Freire e defende o professor-improvisador, que exercita e incentiva a criticidade sempre, mas sem referência a utopias. O artigo compara e avalia criticamente estes conceitos relacionados ao papel do professor e indica as implicações de adotá-los não apenas para a educação, mas também para a sociedade em geral.Downloads
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Publicado
2018-06-19
Como Citar
Guilherme, A., & Morgan, J. (2018). Refletindo sobre o Papel do Professor: Buber, Freire e Gur-Ze’ev. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74790
Edição
Seção
Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação