Dominação e resistência na escola: escolarização de crianças ciganas na Espanha

Autores

  • Márcia Ondina Vieira Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

escolarização de ciganos, dominação e resistência, fracasso escolar, preconceitos étnicos, distribuição desigual do conhecimento.

Resumo

O texto sintetiza um estudo realizado em uma escola de nível primário da cidade de Madrid, cujo objetivo era verificar que gênero de relação professor/aluno predominava no cotidiano de classes freqüentadas por crianças ciganas. Observei que os preconceitos étnicos dos professores os levavam a negar a capacidade intelectual dos ciganos, o que interferia no processo de aprendizagem destes alunos, contribuindo à manutenção de seu fracasso escolar e gerando situações de contestação estudantil e familiar à escola. No transcorrer do texto discuto o tema da interrelação dominação cultura/resistência à dominação, sugerindo aspectos a serem aprofundados em outros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Ondina Vieira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Márcia Ondina Vieira Ferreira é professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas /RS, doutoranda em Sociologia da Educação na Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e bolsista do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Ferreira, M. O. V. (2017). Dominação e resistência na escola: escolarização de crianças ciganas na Espanha. Educação & Realidade, 20(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71746

Edição

Seção

Artigos