As abordagens sociológicas do currículo: Orientações teóricas e perspectivas de pesquisa

Autores

  • Jean Claude Forquin Institut National de Recherche Pédagogique

Palavras-chave:

Sociologia do currículo. currículo e cultura escolar. Sociologia da educação

Resumo

A reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo.

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Biografia do Autor

Jean Claude Forquin, Institut National de Recherche Pédagogique

Jean-Claude Forquin é pesquisador do Institut National de Recherche Pédagogique, Paris, França.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Forquin, J. C. (2017). As abordagens sociológicas do currículo: Orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, 21(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71652

Edição

Seção

Artigos