A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas

Autores

  • Victor Vincent Valla Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

professional/mediador, classes subalternaslclasses populares, conhecimento, cultura popular

Resumo

Talvez uma das coisas mais dificeis para os profissionais/mediadores compreenderem, com relação aos contatos que desenvolvem com as classes subalternas, é que a cultura popular é, na realidade, uma teoria imediata, isto é, um conhecimento acumulado e sistematizado que interpreta e explica a realidade. Neste sentido, mesmo que alguns mediadores sejam mais atenciosos e mais respeitosos com os pobres da periferia, o papel de "tutor" ainda predomina nas suas relações com esses grupos. Prestar atenção ao que os pobres estão dizendo não é apenas uma questão de "educação", é também uma questão de completar uma equação que está distorcida, porque inclui apenas 'a contribuição do profissional/mediador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Vincent Valla, Fundação Oswaldo Cruz

Victor Vincent Valla é professor do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz, do Mestrado em Educação da Universidade Federal Fluminense e Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina (CEPEL).

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Valla, V. V. (2017). A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação & Realidade, 21(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71626

Edição

Seção

Artigos