Êthos Docente de Professores Referenciais

Autores

  • Jules Marcel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil
  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Palavras-chave:

Professor Referencial. Êthos Docente. Professor Formador. Didática. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo discute o êthos docente de professores formadores referenciais de prática, buscando analisar as influências na sua constituição profissional e os saberes explícitos e/ou tácitos presentes e mobilizados em sua docência. Com base em Shulman, Gauthier, Tardif, e Polanyi, foram realizadas entrevistas e observação de aulas de três professores indicados como referenciais pelos seus alunos, no contexto de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados revelam convergências entre as práticas dos investigados e gravitam em torno de uma didática de prerrogativas intelectivas, morais, afetivas e comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jules Marcel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor do Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro/RJ.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Grupo de Estudos
e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED).

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Marcel, J., & Cruz, G. B. da. (2017). Êthos Docente de Professores Referenciais. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/68903

Edição

Seção

Artigos