Entre Tradição e Inovação: história da educação de uma instituição jesuíta (Unisinos - 1953-2016)

Autores

  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS
  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS

Palavras-chave:

História das Instituições Educativas. Tradição e Inovação. Ensino, Pesquisa e Extensão.

Resumo

Historicizar uma instituição educativa implica compreender, sobretudo, as circunstâncias históricas e as relações estabelecidas com a comunidade no processo de sua constituição. O presente artigo busca abordar aspectos relacionados às concepções de tradição e inovação como dois enfoques que se articulam aos preceitos de uma instituição Jesuíta, a qual se reinventa por meio do tripé ensino/pesquisa/extensão. Tal reinvenção é tematizada neste artigo a partir da historicidade da instituição e do Curso de Pedagogia, o que permite problematizar continuidades, descontinuidades e rupturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin possui Doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez doutorado sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa sob a orientação do professor Rogério Fernandes. Atualmente é professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação da escola de Humanidades da Unisinos.

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS

Viviane Klaus possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos.

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Grazziotin, L. S. S., & Klaus, V. (2016). Entre Tradição e Inovação: história da educação de uma instituição jesuíta (Unisinos - 1953-2016). Educação & Realidade, 41. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/68491

Edição

Seção

Itinerários de Instituições de Formação Docente: memórias e narrativas para o amanhã