Compulsão à comunicação: modos de fazer falar de si.

Autores

  • Cleber Ratto PUCRS/ESPM

Palavras-chave:

educação, comunicação, contemporaneidade.

Resumo

O presente artigo busca colocar em questão a emergência de uma “sociedade da comunicação” como padrão hegemônico de descrição da cultura contemporânea, analisando um dos principais efeitos dessa lógica: uma “compulsão à comunicação” que acaba enfraquecendo o espaço público e a ação política. Para tanto, oferece uma análise das principais linhas provenientes de tal fenômeno, cuja intensificação vêm produzindo um apelo quase irresistível à confissão íntima e a uma suposta auto-reflexividade com pretensa vocação formadora. O autor traz como aporte teórico-crítico sociólogos da atualidade ligados a uma tradição crítica da educação e da cultura contemporâneas com os quais busca pensar possíveis novos modos de sociabilidade e ação política.

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Biografia do Autor

Cleber Ratto, PUCRS/ESPM

Psicólogo, psicoterapeuta, doutorando em Educação pela PUCRS e professor convidado da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

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Publicado

2008-05-30

Como Citar

Ratto, C. (2008). Compulsão à comunicação: modos de fazer falar de si. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6843

Edição

Seção

Artigos