Formação Ética na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Formação Ética, Educação Moral, Barbárie, Representações

Resumo

O descompasso entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano é evidente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fazendo da formação ética um importante ponto de discussão nesse contexto. Este artigo traz resultados de pesquisa que investigou como essa formação está representada na fala dos gestores pedagógicos da Rede. Dos dados, destacam-se a tônica nas abordagens disciplinares e as representações profissionais ou profissionalizantes da ética empresarial e neoliberal. Conclui-se que o tema moralidade deve integrar os debates sobre a Educação Profissional, reconciliando as dimensões técnica e humana da formação e assim orientando o processo educativo em direção emancipatória.

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Biografia do Autor

Vinícius Bozzano Nunes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP

Vinícius Bozzano Nunes é doutorando em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Especialista em Bioética UFLA. Docente EBTT no Instituto Federal do mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis/SP

Leonardo Lemos de Souza é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Psicólogo e Mestre em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona. Docente departamento de psicologia UNESP Assis.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Nunes, V. B., & Souza, L. L. de. (2018). Formação Ética na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/67554

Edição

Seção

Artigos