Universalidade Ética e Singularidade Mobilizadora e Leitura de Imagens Cinematográficas.
Palavras-chave:
Cinema. Imagem. Criança.Resumo
Neste artigo analiso os filmes Onde Fica a Casa de Meu Amigo?, de Abbas Kiarostami, e Bom Dia, de Yasujiro Ozu, partindo das concepções clássicas de “pureza” e “impureza” da imagem, para discutir sobre universalidades éticas e singularidades mobilizadoras, que tangenciam a imagem cinematográfica. Mais do que imagens “puras”, falo aqui de imagens atravessadas por tais universalidades e singularidades, na medida em que elas tratam de temas que reconhecemos facilmente – não por serem “banais”, mas porque, a um só tempo, são dotadas de um apelo ético e convocam a um olhar mobilizador. Temas, portanto, que nos convocam em função de estar atravessados por uma singularidade que se faz, ela também, ética pela afirmação de uma estética cinematográfica específica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2008-05-30
Como Citar
Marcello, F. de A. (2008). Universalidade Ética e Singularidade Mobilizadora e Leitura de Imagens Cinematográficas. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6696
Edição
Seção
Artigos