Imagem e Ceticismo: sobre o vínculo entre cinema e realidade naobra de Stanley Cavell

Autores

  • Paola Marrati Johns Hopkins University

Palavras-chave:

Imagem. Realidade. Ceticismo. Cinema.

Resumo

Partindo do livro A Projeção do Mundo, de Cavell, o artigo discute o vínculo essencial entre cinema e realidade. Destaca-se aqui um importante aspecto acerca deste vínculo, qual seja, o de que o papel da realidade não é, de forma alguma, o de ser copiada, reproduzida ou representada da maneira mais fiel possível. Para Cavell, a questão é a de saber o que se passa com a realidade quando projetada sobre uma tela, e o que se passa conosco quando olhamos o mundo de um filme. Assim, o restabelecimento mais fiel possível deste mundo exterior acaba por colocar em jogo as diferentes formas que a relação com a realidade pode assumir, entre as quais a representação não seria nem a primeira, nem a mais importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Marrati, Johns Hopkins University

Professora e pesquisadora do Departamento de Filosofia da Johns Hopkins University, em Baltimore, nos Estados Unidos, e do Collège International de Philosophie (CIPh), em Paris, na França. Publicou, entre outros, o livro Gilles Deleuze: cinéma et philosophie (PUF, Paris, 2003)

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Marrati, P. (2008). Imagem e Ceticismo: sobre o vínculo entre cinema e realidade naobra de Stanley Cavell. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6686

Edição

Seção

Artigos