Um Discurso Sobre Gênero nos Currículos de Ciências.

Autores

  • Elizabeth Macedo UNIRIO

Palavras-chave:

Currículo. Cultura. Educação em ciências.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, tendo como contraponto outros sistemas referenciais, as tradições hegemônicas nos currículos de ciências desde os anos 90, com destaque para a diferença de gênero. São analisados os livros didáticos mais vendidos no período, entendidos como dimensão operativa do currículo e tratados como produtos culturais. A diferença é concebida a partir das matrizes antropológica e pós-colonial psicanalítica. A análise conclui que o currículo, além de biologizar a diferença e individualizar as diferenças entre homem e mulher ao vincular gênero, sexo e reprodução, intensifica a dicotomia ao generizar outras esferas da ciência. O caráter cultural de conceitos de masculino e feminino é reduzido, com a universalização da diferença para além do próprio humano.

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Biografia do Autor

Elizabeth Macedo, UNIRIO

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Rio de Janeiro

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Macedo, E. (2008). Um Discurso Sobre Gênero nos Currículos de Ciências. Educação & Realidade, 32(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6659

Edição

Seção

Artigos

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