Narrativas de Professoras Sobre a(s) Língua(s) na Educação de Surdos

Autores

  • Lodenir Karnopp UFRGS
  • Madalena Klein UFPel

Palavras-chave:

Educação de surdos. Formação docente. Língua de sinais. Língua portuguesa.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as experiências de professoras com alunos surdos e com a língua de sinais, em contextos de escolas de surdos, classes especiais ou em situação de inclusão. Aplicamos questionários com perguntas abertas, respondidos por professoras participantes de um curso de capacitação no ensino da Língua Portuguesa para surdos. Das narrativas das professoras podemos inferir que, apesar do reconhecimento da língua de sinais como a língua da educação dos surdos, o uso dessa língua na escolarização acaba não acontecendo, uma vez que quase a metade dos profissionais entrevistados não consegue se comunicar de forma eficiente, em língua de sinais, com seus alunos surdos. Observamos ainda uma variedade de propostas direcionadas ao ensino de leitura e escrita, ligadas, evidentemente, às diferentes concepções de língua e de ensino de língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lodenir Karnopp, UFRGS

Lodenir Becker Karnopp é mestre e doutora em Letras, professora da Faculdade de Educação da UFRGS e atua em projetos de pesquisa que abordam a educação de surdos e a língua de sinais brasileira.

Madalena Klein, UFPel

Madalena Klein é mestre e doutora em Educação, professora adjunta da Faculdade de Educação da UFPel e atua na educação de surdos em projetos de pesquisa e extensão.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Karnopp, L., & Klein, M. (2008). Narrativas de Professoras Sobre a(s) Língua(s) na Educação de Surdos. Educação & Realidade, 32(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6650

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)