O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Ana Lúcia Horta Nogueira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil
  • Maísa Alves Silva Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto/SP – Brasil
  • Silmara Regina Colombo Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto/SP – Brasil

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). PNLD Dicionários. Contexto de produção. Trabalho do Professor.

Resumo

O artigo problematiza como algumas propostas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) podem constituir e impactar o trabalho do professor. A partir de breve retomada histórica dos programas PNLD e PNLD - Dicionários e da análise do contexto de produção dos livros didáticos, discute-se como tais propostas foram concretizadas e são atualmente apresentadas. A análise de atividades dos livros didáticos do 1º ano do ensino fundamental e do PNLD - Dicionários para o 5º ano e de orientações ao professor indicam o distanciamento com relação ao trabalho docente e sugerem a necessidade de repensar as propostas, a fim de que possam contribuir para o processo de elaboração de conhecimento pelo aluno, bem como para a organização do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Horta Nogueira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-dou torado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2006) e em Psicologia pela Clark University (2013). É professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação – UNICAMP). No período de 2014-2017, contou com apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na modalidade Auxílio à Pesquisa (2014/070386).

Maísa Alves Silva, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto/SP – Brasil

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisas com temas relacionados à didática, desenvolvimento infantil e trabalho do professor. Bolsista
de Mestrado da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no período de 2013 a 2015 (Processo 2013/17591).

Silmara Regina Colombo, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto/SP – Brasil

Graduada em letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá (Português-Inglês) e pela Universidade Metropolitana de Santos (Português-Espanhol). Possui Mestrado em educação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da rede pública de ensino, atuando na área de ensino de Português no Ensino Médio (SEE-SP) e na Secretaria de Educação de Sertãozinho-SP como técnica pedagógica.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Nogueira, A. L. H., Silva, M. A., & Colombo, S. R. (2017). O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65370

Edição

Seção

Artigos