A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Sandra Maria Pinto Magina Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA – Brasil
  • Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE – Brasil
  • Lianny Milenna de Sá Melo Centro de Referência de Assistência Social de Ipojuca (CRAS), Ipojuca/PE – Brasil

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Produto Cartesiano. Ensino Fundamental.

Resumo

O estudo investigou a resolução de problemas de produto cartesiano diretos (requer a multiplicação para sua resolução) e inverso (requer a divisão para sua resolução) por alunos do Ensino Fundamental, examinando o nível de complexidade deles e os procedimentos adotados por esses alunos em função do tipo de problema. Solicitou-se que 269 alunos do 3º ao 5º ano, entre 8 e 10 anos, resolvessem um problema de produto cartesiano direto e outro inverso. Como esperado, o problema inverso foi o mais difícil. As estratégias mostraram que os níveis de raciocínio combinatório variavam em função do tipo de problema. Observou-se uma progressão no processo de resolução de problemas de produto cartesiano diretos, mas não nos inversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA – Brasil

Bacharel em Psicologia, Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres, Pós-Doutora pela universidade de Lisboa. Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia, e membro dos colegiados dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Educação da UESC/BA.

Alina Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE – Brasil

Bacharel em Psicologia pela UFPE, Mestre em Psicologia Cognitiva, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford. Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Lianny Milenna de Sá Melo, Centro de Referência de Assistência Social de Ipojuca (CRAS), Ipojuca/PE – Brasil

Bacharel em Psicologia e Mestre em Psicologia Cognitiva; psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social de Ipojuca, PE.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Magina, S. M. P., Spinillo, A. G., & de Sá Melo, L. M. (2017). A Resolução de Problemas de Produto Cartesiano por Alunos do Ensino Fundamental. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64750

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)