Quando o Mundo Some: reflexões sobre o futuro da(s) leitura(s)

Autores

  • Claudemir Belintane Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Letramento. Mídias. Leituras. Alfabeto.

Resumo

A partir de comparações entre diferentes suportes de expressão e de leitura, propõe-se uma reflexão sobre modos de ler e conhecer. Tomando como eixo reflexivo estudos sobre leitura e modos de enredamento subjetivo de diversos tempos cotejando-os com alguns autores e escritores modernos e contemporâneos, tematiza-se a fronteira entre mundo sensível e representação, com o objetivo de contribuir para uma crítica da apropriação de recursos midiáticos na educação. O argumento principal se estrutura a partir da premissa de que, diante do recobrimento da realidade pelas mídias contemporâneas, mais do que nunca cabe à educação preservar as possibilidades de aprender e de se apreender a partir dos incômodos do real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Belintane, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Professor livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Departamento de Didática e Metodologia de Ensino, Área de Linguagem.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Belintane, C. (2017). Quando o Mundo Some: reflexões sobre o futuro da(s) leitura(s). Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64333

Edição

Seção

Artigos