Barulho de Escola entre Grades e Muros: o que é livre na escola?

Autores

  • Nivea Andrade Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
  • Alessandra Nunes Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Escola. Imagem. Som. Liberdade. Cotidiano.

Resumo

Analisando a experiência de um laboratório de imagens e sons, desenvolvido em uma escola pública da Zona Norte do Rio de Janeiro, este texto apresenta reflexões sobre os processos de significação da liberdade na escola. Durante a realização do projeto, os estudantes foram convidados a produzirem imagens e sons sobre o tema ser livre na escola. Este material produzido traz elementos relevantes para uma análise da contribuição juvenil para significações que escapam de uma visão da escola composta simplesmente por alunos e mestres explicadores, termo usado por Jacques Rancière para analisar o papel do professor. A partir destas imagens estudantis, o texto propõe compreensões da escola como espaçotempos de conversações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivea Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Nivea Andrade é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Onde também realizou o pós-doutorado. Possui mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC).

Alessandra Nunes Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Alessandra Nunes Caldas é professora dos anos iniciais da Rede Municipal do Rio de Janeiro, possui Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ/PROPEd. É integrante do grupo de pesquisa Cotidiano escolar e Currículo, da UERJ.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Andrade, N., & Caldas, A. N. (2017). Barulho de Escola entre Grades e Muros: o que é livre na escola?. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64322

Edição

Seção

Educação e Mundos Imagéticos e Sonoros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)