Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho

Autores

  • Vitor Sérgio Ferreira Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa

Palavras-chave:

DJ. Profissão de Sonho. Mediatização. Artificação. Pedagogização.

Resumo

Neste artigo, argumenta-se que a atividade de DJ’ing tem passado por um crescente processo de pedagogização, patente na institucionalização de saberes experienciais tradicionalmente produzidos e reproduzidos no contexto informal de culturas juvenis, sob a forma de cultura escolar. A principal hipótese deste artigo é a de que esse processo se encontra relacionado com a crescente revalorização simbólica da prática de DJ’ing como atividade profissional, atualmente uma profissão de sonho para cada vez mais jovens. Por outro lado, decorre ainda da progressiva acumulação e sistematização de conhecimentos no campo da produção de música eletrónica, bem como da crescente sofisticação e complexificação dos equipamentos tecnológicos manipulados pelo DJ na sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Sérgio Ferreira, Universidade de Lisboa (ULISBOA), Lisboa

Vitor Sérgio Ferreira é doutorado em Sociologia (2006, ISCTE-IUL). Atualmente é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o grupo de investigação LIFE – Percursos de vida, Desigualdades e Solidariedades: Práticas e Políticas, e co-coordena o Observatório Permanente da Juventude. Tem pesquisado principalmente sobre culturas juvenis e transições para a idade adulta.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Ferreira, V. S. (2017). Ser DJ não é só Soltar o Play: a pedagogização de uma nova profissão de sonho. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64318

Edição

Seção

Educação e Mundos Imagéticos e Sonoros