Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-Raciais

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Ensino de História. Diálogo Intercultural. Relações Étnico-Raciais.

Resumo

O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Carla Beatriz Meinerz é licenciada em História, com Mestrado e Doutorado em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Meinerz, C. B. (2016). Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-Raciais. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61184

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais