Educação de Surdos e Proposta Bilíngue: ativação de novos saberes sob a ótica da filosofia da diferença

Autores

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Palavras-chave:

Educação de Surdos. Filosofia da Diferença. Educação Bilíngue. Língua de Sinais. Surdez.

Resumo

O presente trabalho objetiva travar um diálogo entre filosofia francesa e surdez, a partir dos constructos dos autores Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault, no que tange a ação conceitual e criativa da filosofia da diferença. Tal perspectiva se mostra propulsora de um pensamento militante e potente para compor novas práticas na educação de surdos. Problematiza-se a educação inclusiva e os discursos sobre a surdez pautados na lógica da mesmidade que apaga a diferença surda. Como alçar possibilidades de inscrição da surdez em outra lógica? Como sugestão, seria no incômodo de não se fazer igual, de não reparar seu corpo por meio de técnicas ortopédicas, mas de se recriar, reativando outros saberes, numa ética de se fazer singular. Nessa via, emerge a resistência surda, sendo efetivada por meio de formas outras de exercício e afirmação da vida. É pela enunciação da diferença linguística e pela visualidade conferida à experiência ímpar da não audição que tem se marcado a petição de uma educação bilíngue (no Brasil): língua brasileira de sinais (Libras) e língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Vanessa Regina de Oliveira Martins é Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Universidade Federal de São Carlos do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Português. O texto é parte das reflexões da pesquisa em andamento financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com processo de número 2015/09357-4

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Martins, V. R. de O. (2016). Educação de Surdos e Proposta Bilíngue: ativação de novos saberes sob a ótica da filosofia da diferença. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61117

Edição

Seção

Educação de Surdos