Sobre Tempo e Conhecimentos Praticados na Escola de Tempo Integral

Autores

  • Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro/RJ
  • Lúcia Velloso Maurício Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral. Conhecimentos Praticados. Conhecimentos Historicamente Constituídos. Conhecimentos Locais.

Resumo

Este ensaio analisa a ampliação da jornada e a natureza da educação escolar no contexto dos projetos de sociedade que configuram a escola pública de tempo integral, no Brasil. O texto estrutura-se em duas seções. A primeira reflete acerca da natureza dos conhecimentos veiculados pelas escolas que funcionam em tempo integral, a partir da relação entre os conhecimentos historicamente constituídos e os conhecimentos locais. A segunda seção discute como a articulação das atividades diversificadas compõe o conhecimento praticado pela escola, tendo em vista a inclusão social e a construção da cidadania.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro/RJ

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenadora do Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

Lúcia Velloso Maurício, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Lúcia Velloso Maurício é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Processos Formativos e Desigualdades Sociais e da Faculdade de Formação de Professores.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Coelho, L. M. C. da C., & Maurício, L. V. (2016). Sobre Tempo e Conhecimentos Praticados na Escola de Tempo Integral. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60673

Edição

Seção

Tempo de Escola