Relação com o Saber na Escola em Tempo Integral

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes Souza Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares/MG
  • Bernard Charlot Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju/SE – Brasil

Palavras-chave:

Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Relação com o Saber.

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo cujo objetivo é compreender as relações que estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental estabelecem com o saber e a escola em Tempo Integral. Os marcos teórico e metodológico são os estudos de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. A análise evidencia o binômio proteção/educação, e a relação ampliação do tempo e aprendizagem com suas tensões e contradições. As conclusões apontam que o tempo integral não pode ser uma simples ampliação da escola atual, mas deve ser um espaço-tempo em que aprender tenha sentido, ofereça novas oportunidades culturais e não inviabilize projetos institucionais ou individuais que têm um real valor de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes Souza, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares/MG

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo Interdisciplinar em Saúde, Educação e Direitos (NIESD/UNIVALE) e Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS). 

Bernard Charlot, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju/SE – Brasil

Bernard Charlot é professor titular emérito em Ciências da Educação na Universidade de Paris 8, e atualmente  Professor-Visitante na Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Souza, M. C. R. F., & Charlot, B. (2016). Relação com o Saber na Escola em Tempo Integral. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/59843

Edição

Seção

Tempo de Escola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)