Educação Ambiental e suas Urgências: a constituição de uma ética planetária

Autores

  • Cleber Gibbon Ratto Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Canoas/RS
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS
  • Balduíno Antonio Andreola Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Crise ambiental. Barbárie. Cuidado.

Resumo

O artigo pretende contribuir para um discurso caro ao tempo atual: a urgência das questões ambientais. Para isso trazemos autores reconhecidos mundialmente que tratam dos dramas que nos acometem cotidianamente. Busca-se também apontar o modo como o tema de uma crise ambiental tem entrado na pauta da sociedade atual, sobretudo nas mídias, sustentando muitas vezes uma política do medo. Enfatiza-se a discussão de uma ética do cuidado planetário, tomando o cuidado como categoria ontológica capaz de nos reconectar com a Terra. Ante a política do medo, feita da culpa e do terror, a Educação tem a responsabilidade de agenciar uma práxis que favoreça o sentido de coletividade e ação política, contrário ao individualismo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Gibbon Ratto, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Canoas/RS

Cleber Gibbon Ratto é pesquisador e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) em Canoas/RS. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS

Paula Corrêa Henning é pesquisadora e professora associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Rio Grande/RS). Atua nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Balduíno Antonio Andreola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Balduíno Antonio Andreola é professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica).

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Ratto, C. G., Henning, P. C., & Andreola, B. A. (2017). Educação Ambiental e suas Urgências: a constituição de uma ética planetária. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/59438

Edição

Seção

Artigos