Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro

Autores

  • Celecina Veras Sales Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE
  • Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Fortaleza/CE

Palavras-chave:

Jovens. Projeto de Futuro. Escola. Ensino Médio.

Resumo

Os encontros entre o Ensino Médio Integrado e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola apresentam desafios para a educação escolar. Enquanto a escola estudada tem como proposta pedagógica a integração curricular expressa na concepção de formação humana, capaz de formar jovens cidadãos autônomos, a cidade oferece percursos sinuosos e caminhos incertos. Percebemos através de entrevistas narrativas que o currículo inovador da escola tem uma repercussão afirmativa na trajetória desses jovens. O ingresso e a permanência dos jovens no ensino médio transitam entre os desejos de ingressar no ensino superior, entrar no mercado de trabalho e às vezes se perder pelas vicissitudes de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celecina Veras Sales, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Celecina Veras Sales possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais de Lisboa. Pesquisa e orienta sobre: Juventude, Gênero e Movimentos Sociais. É Professora Associada da Universidade Federal do Ceará do Curso de Graduação de Gestão de Políticas Públicas e da Pós-Graduação em Educação.

Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Fortaleza/CE

Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos é graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Pesquisa sobre juventude e ensino médio. É diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola desde sua implantação no Estado do Ceará.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Sales, C. V., & Vasconcelos, M. A. de D. M. (2015). Ensino Médio Integrado e Juventudes: desafios e projetos de futuro. Educação & Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56094

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes