A Ética como Competência Profissional na Formação: o pedagogo em foco

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN
  • Ana Paula Viana Caetano Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa

Palavras-chave:

Ética. Competência Profissional. Formação. Pedagogo.

Resumo

Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN

Sheyla Maria Fontenele Macedo é professora Assistente IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Departamento de Educação, Linha de Pesquisa Ética nos Espaços Escolares e não Escolares. Investiga sobre formação, ética na educação, avaliação educacional, didática, relações sociais (na escola, família etc.), pelo Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE) da UERN.

Ana Paula Viana Caetano, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa

Ana Paula Viana Caetano é professora Dra. Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Ciências da Educação, Linha de Pesquisa Currículo, Didática e Formação de Professores. Investiga sobre desenvolvimento profissional, processos colaborativos/investigativos de formação, ética/pensamento ético-deontológico dos professores, educação intercultural, comunitária e mediação.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Macedo, S. M. F., & Caetano, A. P. V. (2017). A Ética como Competência Profissional na Formação: o pedagogo em foco. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56078

Edição

Seção

Artigos