Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio

Autores

  • Beatriz Prado Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Palavras-chave:

Escola. Ensino Médio. Juventudes. Sentidos da Escola.

Resumo

O objetivo da pesquisa da qual decorre este texto foi analisar os sentidos que a escola tem para jovens no último ano do Ensino Médio regular, na tentativa de compreender as peculiaridades e os significados de sua permanência na Educação Básica. Para tanto, em 2013, em São Carlos (SP), foi aplicado um questionário junto aos alunos de escolas públicas e particulares da cidade. Posteriormente, com um grupo desses estudantes, foram realizados encontros denominados conversa coletiva, com vistas a produzir uma reflexão a partir dos resultados obtidos com os questionários. Ao se posicionarem, os jovens compõem sentidos positivos e se motivam em relação à escola, não obstante, apontam deficiências nela presentes sem, com isso, desvalorizá-la.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Prado Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Beatriz Prado Pereira é doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPb).

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Roseli Esquerdo Lopes é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado em Saúde Pública. Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Pereira, B. P., & Lopes, R. E. (2015). Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educação & Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55950

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes