Enfoque Axiológico na Formação dos/das Estudantes de Educação Social

Autores

  • Sofia Veiga Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP), Porto/PDL
  • Hugo Monteiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP), Porto/PDL

Palavras-chave:

Educação Social. Formação Pessoal e Social. Valores.

Resumo

Nesta investigação foi estudado o desenvolvimento de valores individuais de alunos/as da licenciatura em Educação Social. O Questionário sobre Valores Pessoais de Schwartz foi aplicado a 53 estudantes, no início e final do 2º ano curricular. Os resultados evidenciaram que as diferenças entre as duas aplicações apresentam nos tipos motivacionais: Poder e Estimulação, uma variação estatística altamente significativa; Realização, Hedonismo, Autodirecionamento, Tradição e Segurança, uma variação estatística significativa; Universalismo, Benevolência e Conformismo, uma variação sem significância estatística. Os resultados são discutidos à luz do quadro concetual axiológico que enquadra a formação e a prática profissional dos educadores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Veiga, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP), Porto/PDL

Sofia Veiga é doutorada em Psicologia, professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, investigadora no Centro de Investigação e Inovação em Educação, psicóloga Clínica do Centro de Intervenção Psicopedagógica, psicodramatista e membro Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.

Hugo Monteiro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP), Porto/PDL

Hugo Monteiro é doutorado em Filosofia, Especialidade Ética e Filosofia Contemporânea, professor adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, investigador no Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea da Universidade do Porto, investigador no Centro de Investigação e Inovação em Educação.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Veiga, S., & Monteiro, H. (2017). Enfoque Axiológico na Formação dos/das Estudantes de Educação Social. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54925

Edição

Seção

Artigos