Concepções sobre Violência Intrafamiliar na Área Educacional

Autores

  • Rachel Faria Brino Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP
  • Mayra Aparecida de Oliveira Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP

Palavras-chave:

Violência Intrafamiliar. Educação. Formação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as concepções sobre violência intrafamiliar entre profissionais e estudantes da área educacional. Utilizou-se a adaptação do questionário Crenças sobre Violência Doméstica. O estudo incluiu 58 participantes. Na análise quantitativa obtiveram-se as médias e porcentagens das respostas adequadas e inadequadas de cada grupo em todos os itens do instrumento, assim como foram verificadas as diferenças estatisticamente significativas nesses itens. Os dados apontaram diferenças estatisticamente significativas em 6 itens e na pontuação total de cada grupo. Os estudantes apresentaram concepções mais adequadas do que os profissionais.  Considera-se, por fim, a necessidade de cursos contínuos para atualização profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Faria Brino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP

Rachel Faria Brino é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do LAPREV – Laboratório de Análise da Violência. Coautora do livro “A Escola como agente de prevenção do abuso sexual infantil”.

Mayra Aparecida de Oliveira Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP

Mayra Aparecida de Oliveira Souza é graduanda do 5º ano do Curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Foi Bolsista PIBIC-CNPQ durante o desenvolvimento da pesquisa.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Brino, R. F., & Souza, M. A. de O. (2016). Concepções sobre Violência Intrafamiliar na Área Educacional. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/53298

Edição

Seção

Artigos