Reflexões sobre Políticas de Educação Linguística em Contexto Plurilíngue

Autores

  • Maristela Pereira Fritzen Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC
  • Luana Ewald Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC

Palavras-chave:

Identidade. Língua Alemã. Segunda Campanha. Nacionalização do Ensino.

Resumo

Pretende-se neste artigo discutir dados parciais de uma pesquisa de viés qualitativo-interpretativista a fim de abordar os conflitos linguísticos e identitários gerados por políticas de educação linguística adotadas durante a segunda campanha de nacionalização do ensino no Médio Vale do Itajaí, SC. Como instrumento de investigação, utilizou-se a entrevista narrativa com indivíduos teuto-brasileiros acima de 78 anos. As análises, apoiadas na Educação e na Linguística Aplicada, em diálogo com os Estudos Culturais, apontam para os movimentos de resistência do grupo teuto-brasileiro quanto à imposição de uma única língua e uma única cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC

Maristela Pereira Fritzen é professora do Programa de Mestrado em Educação e do Departamento de Letras da FURB (Universidade Regional de Blumenau). Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp (2007), com estágio de doutorado na Universidade de Freiburg (Alemanha), e Mestre em Educação pela FURB (1999).

Luana Ewald, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC

Luana Ewald é mestre em Educação pela FURB. Professora do Departamento de Letras da mesma instituição.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Fritzen, M. P., & Ewald, L. (2016). Reflexões sobre Políticas de Educação Linguística em Contexto Plurilíngue. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/52092

Edição

Seção

Políticas Públicas de Educação