A Escolha da Tradição: o campo de possíveis para os estudantes do IFSP

Autores

  • Nicolau Dela Bandera Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Família. Escola. Classes Sociais. IFSP. Escolha.

Resumo

Este artigo analisa a produção social das escolhas realizadas pelas famílias dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em relação ao ensino superior. O campo de possíveis em relação às universidades foi delimitado socialmente pelas experiências da história familiar dos estudantes. Ao almejar ultrapassar os pais, os estudantes cultivam um estilo de vida distinto da geração anterior, postergando a aquisição de bens econômicos e investindo seu tempo e dinheiro na aquisição do capital cultural em sua forma mais escolar. A pesquisa possui como metodologia a realização de entrevistas semiestruturadas com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado a todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio (total de 257 questionários respondidos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolau Dela Bandera, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Nicolau Dela Bandera é estudante de doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociologia e antropologia da educação que priorizam os seguintes temas: relação família-escola; classes sociais, gênero e sucesso escolar.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Bandera, N. D. (2016). A Escolha da Tradição: o campo de possíveis para os estudantes do IFSP. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51136

Edição

Seção

Artigos