As Relações entre a Escola e o Aluno: uma história em transformação

Autores

  • Miriam Waidenfeld Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Escola. Aluno. História. Modernidade. Crise.

Resumo

A escola, no último século, ao mesmo tempo em que se transforma na agência socializadora por excelência, também se torna alvo de insatisfações, indicando que seja entendida segundo esse duplo movimento: se historicamente nos deparamos com a consagração da forma escolar de socialização, igualmente nos confrontamos com o fim de seu programa institucional. Este texto, através de uma abordagem histórico-social, desenvolve algumas considerações sobre a fixação do paradigma escolar na modernidade e analisa a crise da escola, destacando as formas hegemônicas e em mudança de certas maneiras de pensar, agir e sentir de um dos principais grupos sociais que a compõem: os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Waidenfeld Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Miriam Waidenfeld Chaves é professora associada I do PPGE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES), da mesma instituição. Desenvolve pesquisas no âmbito da História da Educação, tendo priorizado os seguintes temas: instituições educacionais e identidades docentes e discentes.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Chaves, M. W. (2015). As Relações entre a Escola e o Aluno: uma história em transformação. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45958

Edição

Seção

Artigos