Concepções de Matemática de Alunas-Professoras dos Anos Iniciais

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG – Brasil
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP – Brasil

Palavras-chave:

Concepções. Matemática. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as concepções sobre matemática
de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
de um curso de Pedagogia à distância, no qual realizamos uma pesquisa
qualitativa durante o trabalho nas disciplinas referentes à matemática. As
atividades virtuais ali desenvolvidas geraram dados cuja análise evidenciou
alguns aspectos da concepção de matemática como resolução de problemas.
Tal análise também enfatizou a necessidade de pautar o ensino na
compreensão e na justificativa das fórmulas, dos procedimentos e dos algoritmos.
Além disso, apontou que as alunas-professoras refletiram e problematizaram
suas concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG – Brasil

é doutor em Educação (UFSCar), docente
da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática da UFJF atuando no mestrado profissional. Coordena o Grupo
de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM) da UFJF.

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP – Brasil

é doutora em Educação: Educação Matemática
(Unicamp), docente Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Coordena o
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) da UFSCar.

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Carneiro, R. F., & Passos, C. L. B. (2014). Concepções de Matemática de Alunas-Professoras dos Anos Iniciais. Educação &Amp; Realidade, 39(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45876

Edição

Seção

Matemática nos Anos Iniciais