Acessibilidade / Reportar erro

Aciepe histórias infantis e Matemática: uma instância formativa

Aciepe children's stories and Mathematics: an educational instance

Resumos

Neste artigo, analisa-se a dinâmica da Atividade Curricular de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepe) Histórias Infantis e Matemática nas séries iniciais, a partir da trajetória de cinco egressas do curso de Pedagogia, participantes da atividade. Optou-se pelo estudo de caso da Aciepe e tomaram-se como dados os depoimentos das cinco participantes, utilizando-se múltiplas fontes de coleta de dados: registros escritos produzidos ao longo da Aciepe, entrevista e questionário respondidos após o término da atividade. A análise dos dados mostra a constituição da Aciepe como uma instância formativa, respaldada pela instituição, que impulsiona o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da docência.

Desenvolvimento Profissional; Formação Inicial; Literatura Infantojuvenil e Matemática


This paper analyzes the dynamics of the Curricular Activity of Teaching, Research, and Extension Integration (Aciepe), called Children's Stories and Mathematics in the Elementary School, based on the trajectory of Pedagogy graduates. We chose the case study of ACIEPE, based on the account of its five participants. We analyzed multiple data sources - written records produced over this research, interviews, and questionnaires answered after the end of the activity. The results show the constitution of Aciepe as an educational instance that promotes the teacher's professional development and learning, supported by the institution.

Professional Development; Elementary School Education; Child Literature and Mathematics


  • ANDRÉ, Marli. Estudo de caso: seu potencial na educação. Caderno de Pesquisa, São Paulo, 49, p. 51-54, maio 1984.
  • ANDRÉ, Marli. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
  • DAVIS, Elizabeth; KRAJCIK, Joseph. Designing Educative Curriculum Materials to Promote Teacher Learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14, 2005.
  • FERREIRA, Ana Cristina. O Trabalho Colaborativo como Ferramenta e Contexto para o Desenvolvimento Profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A Formação do Professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. P. 149-166.
  • FIORENTINI, Dario. Uma História de Reflexão e Escrita sobre a Prática Escolar em Matemática. In: FIORENTINI, Dario; CRISTOVÃO, Eliane Masteco (Org.). Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática Campinas: Alínea Editora. 2006. P. 13-36.
  • GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento Profissional com Apoio de Grupos Colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2007. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
  • GATTI, Bernardete Angelina. Formação de Professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores - RBFP, v. 1, n. 1, p. 90-102, 2009.
  • HARGREAVES, Andy. Os Professores em Tempo de Mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Portugal: MacGraw-Hill, 1998.
  • HUBERMAN, Michel. O Ciclo de Vida dos Professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores Porto: Porto Editora, 1995.
  • IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
  • LORTIE, Dan Clement. Schoolteacher: a sociological study. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.
  • MARCELO GARCÍA, Carlos. Estudio sobre Estrategias de Inserción Profesional en Europa. Revista Iberoamericana de Educación, n. 19, p. 101-143, 1999. Disponível em: <http://www.rieoei.org/oeivirt/rie19a03.htm>. Acesso em: 15 abr. 2009.
  • MARCELO GARCÍA, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo Profesional Docente: ¿Cómo se aprende a enseñar? Narcea, S.A. de Ediciones, 2009.
  • MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e Aprendizagem da Docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EduFSCar, 2002.
  • NACARATO, Adair Mendes et al. Professores e Futuros Professores Compartilhando Aprendizagens: dimensões colaborativas em processo de formação. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A Formação do Professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. P. 197-212.
  • NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2009.
  • PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de; GAMA, Renata P. Prenstteter. Grupo de Estudo Colaborativo: matemática conectada com histórias infantis promovendo desenvolvimento profissional. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA EDUCATIVA, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SBEM, 2007. P. 1-17.
  • SHULMAN, Lee S. Those who Understand: knowledge growth in teaching. In: SHULMAN, Lee S. The Wisdom of Pratice: essays on teaching, learning and learning to teach. 1. Ed. United States of America: Jossey-Bass, 2004. P. 189-215.
  • SOUZA, Ana Paula Gestoso de; OLIVEIRA, Rosa M. M. Anunciato, de. Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 858-874, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013005000020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 out. 2013.
  • VEENMAN, Simon. Em Processo de Llegar a ser Profesor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, Alberto (Org.). Perpectivas y Problemas de la Función Docente Madrid: Narcea, 1988. P. 39-68.
  • ZEICHNER, Kenneth. A Formação Reflexiva de Professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    24 Mar 2014
  • Aceito
    06 Jun 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br